O que é cárdio e para que serve? Confira exercícios:

O treino de cárdio, abreviação para exercício cardiovascular, é adotado por pessoas com diversos objetivos, desde emagrecimento até a busca por um estilo de vida mais saudável. No entanto, para iniciantes, o termo pode gerar confusão. Este artigo tem como objetivo esclarecer o que é cárdio, sua importância, tipos de treinos e como incorporá-los na rotina para promover um dia a dia mais ativo.

O que é cárdio?

Cárdio refere-se a um conjunto de exercícios aeróbicos que elevam a frequência cardíaca, deixando as pessoas suadas e ofegantes devido ao aumento da respiração. Existem diferentes níveis de intensidade adaptáveis aos objetivos de cada praticante. Durante o treino, o organismo demanda mais oxigênio, fortalecendo assim o sistema cardiovascular.

Para que serve cárdio?

Os exercícios cardiovasculares visam fortalecer o sistema cardíaco, especialmente pulmões e músculos do sistema cardiovascular. Além disso, são aliados na redução de gordura corporal e celulites, ativando o metabolismo aeróbio e utilizando a gordura armazenada como fonte de energia. Contribuem também para a melhoria da coordenação, redução de ansiedade e estresse, promovendo o bem-estar.

Treinos de cárdio

Existem diversas atividades de cárdio com diferentes intensidades para atender aos objetivos de emagrecimento e fortalecimento cardiovascular. Alguns dos mais populares incluem corrida na esteira, reconhecida por sua eficácia em queimar gordura corporal e fortalecer o sistema cardíaco.

Remo

Sucesso nas academias, o remo é uma atividade que saiu das águas para atender ainda mais pessoas que desejam opções diferentes para o treino de cárdio. Esse é um tipo de atividade que consegue trabalhar todos os músculos do corpo, fortalecendo-os simultaneamente. A queima calórica também é excelente, uma vez que pode chegar a queimar até mesmo 500 calorias em apenas 30 minutos de atividade.

Corrida na esteira

A prática de corrida na esteira é um exercício fundamental para fortalecer o sistema cardíaco, sendo especialmente buscada por aqueles que desejam perder peso devido à sua eficácia em queimar gordura corporal de maneira mais facilitada.

Essa atividade abrange vários grupos musculares, resultando em um fortalecimento total do corpo. Além de melhorar a resistência física, pode ser praticada sem prévia preparação e é facilmente ajustável a diferentes contextos.

Natação

A prática da natação oferece notáveis benefícios ao sistema cardiovascular e promove um eficiente gasto de energia ao envolver todo o corpo. Essa atividade, de baixo impacto, é acessível a pessoas de todas as idades. Além dos ganhos físicos, a natação contribui para uma sensação positiva de bem-estar, aliviando sintomas de ansiedade, estresse e depressão, promovendo o relaxamento.

Spinning

O termo “spinning” refere-se a um conjunto de práticas de ciclismo realizadas em ambiente fechado, geralmente em grupo. Estas aulas são dinâmicas e divertidas, guiadas por músicas que ditam o ritmo dos exercícios. Durante o spinning, são simuladas condições externas, como subidas e descidas, proporcionando a sensação de pedalar ao ar livre. Embora seja mais popular entre mulheres, o spinning pode ser adaptado conforme o condicionamento físico individual. Suas principais vantagens incluem a tonificação das pernas e o fortalecimento muscular geral, tornando-se uma atividade divertida e eficaz.

Pular corda

O ato de pular corda, inicialmente considerado uma brincadeira infantil, revela-se como um excelente exercício para fortalecer tanto o corpo quanto o sistema cardiovascular. Sua praticidade, podendo ser realizada em qualquer ambiente, torna-a uma atividade eficaz para o funcionamento do corpo. Além de estimular o sistema cardiovascular, a prática da corda melhora a coordenação, concentração e possui uma notável capacidade de queimar calorias.

Caso você nunca tenha feito nenhum tipo de atividade física ou sinta dores no corpo, vale a pena pedir orientação ao médico e contar com a supervisão de um profissional durante as atividades. Dessa forma, é possível evitar qualquer tipo de lesão ou incômodo durante o treino.

Ao entender o que é cárdio, encontrar a atividade que mais se adapta a sua rotina, necessidades e ao seu gosto, fica muito mais simples e rápido. Na maioria das vezes, o treino de cárdio pode ser feito em casa, sozinho ou em grupo, com resultados que surgem em pouquíssimo tempo.